Topic Creator

Ana Gabi

Tags

Ressonância magnética: para que serve, como é feita e tipos de exame

ressonância magnética é uma ferramenta importante de diagnóstico e avaliação de doenças. Conhecida por ter uma alta precisão e detalhamento das imagens do corpo humano, o exame traz um resultado claro e objetivo.

Isso ocorre por conta da técnica trazer uma imagem de alta definição dos órgãos internos, graças à utilização de um campo magnético, que agita as moléculas do corpo, que são captadas pelo aparelho e transferidas para um computador.

Como é feita a ressonância magnética

O exame é feito em uma grande máquina e tem uma duração de cerca de 15 a 30 minutos, mas pode se entender por várias horas dependendo do exame. Na maioria das vezes, não é preciso qualquer tipo de preparo, apesar de poder ser necessário o uso de contraste em alguns casos, que é feita através da injeção do medicamento pela veia.

Durante o procedimento, o paciente precisa ficar todo o período parado. No caso de pessoas que não conseguem, como crianças ou portadores de claustrofobia, por exemplo, pode ser necessário receber anestesia. 

A ressonância magnética é uma tecnologia de imagem que usa radiação de radiofrequência não ionizante dentro de um campo magnético forte, a fim de detectar a localização e o ambiente químico local dos prótons. 

Para que serve

Com o exame, é possível diagnosticar vários problemas de saúde, tais como:

  • doenças neurológicas, como Alzheimer, AVC, tumor cerebral ou esclerose múltipla;
  • lesões osteomusculares, como tendinite, lesões nos ligamentos e cistos, por exemplo;
  • alterações nos vasos sanguíneos, como aneurismas ou coágulos;
  • inflamações ou infecções no cérebro, nervos ou articulações;
  • massas ou tumores presentes nos órgãos do corpo.

Tipos de ressonância magnética

Os diferentes tipos do exame dependem da área que precisa ser avaliada pelo médico. O uso ou não de contrastes e sedação, por exemplo, também são levados em conta. No entanto, as principais variações são:

  • Ressonância magnética de articulações

Neste caso, avalia-se as estruturas responsáveis por executar movimentos, como o ombrojoelho ou tornozelo, por exemplo. Serve para avaliar os tecidos moles dentro da articulação, como a bursa, tendões e ligamentos.

  • Ressonância magnética da coluna 

Aqui, o exame ajuda a diagnosticar problemas na coluna e medula espinhal, como tumoreshérnias ou fragmentos de ossos.

É conhecida como a melhor forma de diagnosticar doenças como hérnia de disco, artrose, fraturas, escoliose, doenças inflamatórias e tumores, sendo benignos ou malignos. 

  • Ressonância magnética da pelve, abdômen ou tórax 

O exame é feito para diagnosticar tumores ou massas em órgãos como útero, intestino, ovários, próstata e coração, por exemplo, a fim de diagnosticar doenças como endometriosemioma uterinocistos do ovário e etc. 

  • Ressonância magnética da mama 

O exame é capaz de apresentar resultados mais detalhados que a ultrassonografia e mamografia. Sua finalidade é detectar câncer de mama, rastreando, assim, os possíveis riscos, além de avaliar a mamografia, que pode ter apresentado alteração. 

  • Ressonância magnética do crânio 

Neste caso, ela auxilia na avaliação do sistema nervoso central, onde identifica malformações cerebrais, hemorragia interna, trombose cerebral, tumores cerebrais e outras alterações no cérebro ou nos seus vasos.

Contra-indicações

​Para pacientes que possuam implantes eletrônicos, como marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, stent, clip de aneurisma cerebral, placas no corpo ou pinos, por exemplo, o médico radiologista avaliará cada caso individualmente para definir os riscos do exame de ressonância magnética.

De tal forma que, quando estão perto de um scanner de ressonância magnética, surgem riscos potenciais de segurança, como, por exemplo, lesões térmicas e mau funcionamento do dispositivo. 

Além disso, podem prejudicar significativamente a qualidade da imagem e resultar em diagnósticos perdidos ou atrasados.

Desse modo, informe ao médico que pediu o exame da ressonância caso tenha algum dispositivo implantando no corpo.

 

Publicado primeiro em Ressonância magnética: para que serve, como é feita e tipos de exame (falesaude.com)

Posted in Medical on March 05 2022 at 04:16 AM

Comments (0)

No login
gif